Ensaios Especiais​

IGEO engenharia e geoctecnia

Ensaios Especiais

Os ensaios especiais são aqueles ensaios com um proposito diferente do normal, que necessitam de um estudo geotécnico mais aprofundado e detalhado;


Os ensaios especiais geralmente irão subsidiar estudo que tem como objetivo uma intervenção de engenharia.


Geralmente são utilizados equipamentos com maior precisão, como CPTu, Vane teste e outros em laboratório. São ensaios que podem oferecer detalhes no que diz respeito a compressibilidade, tensões e resistências ao cisalhamento do solo;

 

O ensaio de piezocone (CPTu), consiste na cravação de um elemento cilíndrico de ponta cônica com medida contínua de: Resistência de ponta (qc), atrito lateral (fs), e poro-pressão (u). É em outras palavras, um ensaio de penetração contínua (CPT) com medida adicional de poro-pressão.

O ensaio consiste na cravação de uma palheta de seção cruciforme no solo, com a aplicação do torque necessário para cisalhar o solo por rotação de 6 graus por minuto.

O ensaio tem por finalidade a determinação da resistência ao cisalhamento de argilas moles saturadas, submetidas à condição de carregamento não drenado (Su).

 

São amostras no qual deve-se representar a estrutura física e mecânica do solo como se a mesma estivesse in situ. Ou seja, amostras não perturbadas.

As amostras indeformadas devem preservar suas condições de compacidade, estrutura e umidade do material.

O principal objetivo das amostras indeformadas é a realização de ensaios em laboratório que resultam em informações geotécnicas para subsidiar projetos geotécnicos em obras de engenharia.

Os principais ensaios a serem realizados em laboratório, utilizando amostras indeformadas, são os ensaios adensamentos ou edometricos, para dados de compressibilidade dos solos, triaxiais, para dados de resistência ao cisalhamento e permeabilidade para parâmetros de percolação da água.

A escolha do melhor método de coleta é fundamental para o sucesso de uma boa amostragem.

É essencial que se tenha algum conhecimento da geologia local anteriormente a escolha do método e o início das amostragens.

Devem ser retiradas através de blocos, em condições superficiais, ou então por amostradores cilíndricos em profundidades.

 

Amostrador Shelby

Amostradores geralmente utilizados para solos de baixa a média compacidade, ex: argilas mole a média, originária dos sedimentos inconsolidados até solos de alteração.

O amostrador deve ser cravado estaticamente através de um sistema hidráulico.

A Camisa da amostragem deve apresentar parede fina de acordo com a norma NBR 9820 ;

Furo revestido ou não, desde que se use o amostrador autoperfurante.

Amostrador Shelby autoperfurante.

Amostrador Shelby autoperfurante.

Quando o solo argiloso é submetido a carregamentos gerados por aterros rodoviários, barragens, fundações, entre outros, há duas verificações necessárias: A possibilidade de ruptura brusca por conta da geração de superfícies de cisalhamento (Estado Limite Último) ou a ocorrência de recalques maiores que os toleráveis devido a redução volumétrica (Estado Limite de Serviço).

Para avaliar o recalque gerado em função da redução volumétrica no ELS, é necessário conhecer os parâmetros que governam a velocidade (cv) e a magnitude (Cc e Cr) dos recalques gerados.

Esses parâmetros podem ser determinados por meio do ensaio de adensamento unidimensional, também conhecido como ensaio edométrico. Os parâmetros determinados nesse ensaio são:

– Índice de compressão (Cc): Taxa de evolução dos recalques em função da tensão aplicada no trecho virgem.

– Índice de recompressão (Cr): Taxa de evolução dos recalques em função da tensão aplicada no trecho pré-adensado.

– Coeficiente de adensamento (cv): Taxa de evolução dos recalques em função do tempo.

– Tensão de pré-adensamento (σ’vm): Maior tensão vertical efetiva a qual o solo já foi submetido e que delimita a divisão entre o trecho de recompressão e o trecho virgem.

A IGEO Engenharia e Geotecnia dispõe de uma equipe capacitada para realizar esse ensaio e para fornecer esses parâmetros para as empresas que estão realizando obras sobre argilas saturadas compressíveis.

experiência e excelência em nossos serviços

Nossos Cases

Contamos com uma equipe de Engenheiros, Geólogos e Técnicos qualificados e preparados para atender as demandas do mercado. Buscamos constantemente a inovação e desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, visando obtermos uma equipe multidisciplinar e competente.

A IURK Engenharia e Geotecnia utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa Política de Privacidade.